Ter um site e investir em marketing digital é fundamental para pequenas empresas

O Brasil é o sétimo país com maior número de empreendedores no mundo, segundo dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Estima-se que são mais de 14 milhões de pessoas comandando o próprio negócio. A tendência para os próximos anos é que esse número cresça ainda mais. Com isso, mais concorrentes chegam ao mercado e utilizar meios digitais podem ser o grande diferencial para empresas.

De acordo com a Visa, as vendas pela internet devem crescer 16% no próximo ano e as transações em lojas físicas tiveram uma queda de 10%. Com esse novo comportamento do consumidor, será preciso usufruir de ferramentas novas, como o marketing digital, estratégia para destacar a marca, serviços e produtos.

Durante a pandemia de Covid-19, o marketing digital ganhou mais força e se tornou um dos principais meios de comunicação entre empresa e consumidor, tornando assim indispensável a utilização de um site.

Além disso, foi fonte de posicionamento, divulgação e promoção das marcas. Segundo relatório do The CMO Survey, de 2022, foi calculado um aumento de 9,3% em companhias que passaram a investir em ferramentas digitais no pós-pandemia. 

Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério das Comunicações, apresenta que 90% das casas brasileiras estão conectadas na rede, acessando as redes sociais e caindo em funis de venda por meio de uma página, um site ou um blog.

São mais de 65,6 milhões de lares na internet, o que representa um crescimento de 5,8 milhões que em 2019. 

O brasileiro passa mais de 10 horas na internet e com tanta visibilidade, não é à toa que 94% das empresas do Brasil optam pelo marketing digital como uma estratégia de crescimento, porém essas estratégias tornam indispensáveis o uso de um site.

Além disso, 91% possuem algum perfil nas redes sociais, segundo apontamentos da pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, feita pela Resultados Digitais em parceria com Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B.

O marketing digital pode auxiliar a empresa a se tornar reconhecida no segmento de atuação, dando mais audiência e atraindo mais pessoas. Para 2023, são esperados US $ 171 bilhões em vendas online só no Brasil, o que reforça a importância das companhias se conectarem e se comunicarem com o público de forma digital.

Atualmente, é difícil não vermos marcas de grande porte usando as mídias. A maioria possui perfil nas redes sociais e interage com o público, mas outras ferramentas como SEO, e-mail marketing e mídias pagas podem e devem ser usadas.

As pequenas e médias empresas podem seguir o mesmo caminho. É fundamental fortalecer a imagem da marca para almejar a expansão, além de atrair olhares novos e ganhar mais popularidade com o público certo.

Além disso, é importante fornecer aos clientes uma experiência aprimorada nas compras online, pois este é um primeiro passo para fidelizar o consumidor.

Com as ferramentas disponíveis do marketing digital, é possível conhecer o seu público, atrair mais pessoas, saber qual o percurso o cliente faz até finalizar um pedido – e também quais são os obstáculos, o que o impede de fechar negócio ou desistir da compra, oferecendo a oportunidade de ajustar a estratégia.

Além disso, mensurar resultados e promover ações para atingir um maior número de usuários também faz parte desse universo.

Destacar-se entre os concorrentes é importante para qualquer negócio. Por isso, vale a pena investir em técnicas que te façam atingir novos patamares. 

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